Wii U vai "estragar" a Nintendo?
Muitas dúvidas tem surgido a respeito do sucesso do novo console da Nintendo. Entenda por que a empresa pode enfrentar sérios problemas se o Wii U não superar as expectativas do público.
Hardware abaixo dos padrões da concorrência
O Wii U será lançado em 2012 — na melhor das hipóteses — com um hardware semelhante ao PlayStation 3 e Xbox 360. Tudo bem se não fosse um detalhe: o Xbox 360 está no mercado desde 2005, e o PS3 desde 2006. Ou seja, a Nintendo está lançando um console com um hardware atrasado em seis anos. Segundo a empresa (e algumas produtoras), ele será melhor que os concorrentes. Já um desenvolvedor que não quis se identificar disse que o Wii U não é tão poderoso assim.
O que parece é que o Wii U será apenas um aparelho “intermediário” que fará sucesso somente até que os novos aparelhos da Sony e da Microsoft cheguem ao mercado. Isso nos leva a uma conclusão um pouco chocante: talvez o Wii U seja o Dreamcast dessa geração.
Um controle estranho para apenas um jogador
O controle mistura um joystick normal com um tablet, parece ser grande e mais pesado que um acessório normal. Em teoria funcionaria bem para títulos específicos, mas não para todos. Os desenvolvedores preferem criar jogos multiplataforma para diluir os custos de produção que hoje são muito altos. Refazer o jogo inteiro para um controle fora do padrão não agrada muito os produtores, que precisam investir pesado na conversão.
A Nintendo já anunciou que somente um jogador poderá utilizar o novo controle. Os demais deverão utilizar os Wii-motes. Quais as outras vantagens? Utilizar como portátil? Sem chance. O controle-tablet rodará apenas jogos básicos longe do console. O custo dele também deverá ser mais elevado que o de um acessório comum.
A Sony já está trabalhando com uma proposta semelhante. O conjunto PS3+Vita está se mostrando interessante em alguns casos. A diferença nesse caso, é que são dois aparelhos completamente independentes, mas que podem trabalhar em conjunto.
O investimento inicial é muito alto para suportar o prejuízo
O investimento inicial é altíssimo em um novo console. A Sony passou maus bocados até conseguir lucrar com o PS3, mas felizmente deu certo e ele tornou-se um sucesso. O primeiro Xbox deu prejuízo para a Microsoft quase até o final.
A Nintendo já cometeu alguns enganos. E graves. Um desentendimento com a Sony na hora de criar um aparelho de CD para o Super Nes acabou criando o maior inimigo da Big N: o PlayStation.
A empresa, mesmo sabendo que os jogos em CD estavam começando a dominar o mercado, lançou o Nintendo 64 com cartuchos, perdendo franquias exclusivas de longa data (como Final Fantasy). Pouco depois ela anunciou que lançaria um leitor de disquetes para o N64. Na época nem os fãs acreditaram que daria certo. Spoiler: não deu.
A Nintendo já estava em uma situação um pouco mais difícil quando lançou o Wii. Tanto que optaram por limitar o hardware para conseguir arcar com os custos de produção. Deu certo. Em um ano a empresa dobrou o valor de mercado. Infelizmente a limitação do equipamento ajudou a sepultar o console pouco tempo depois.
Se o Wii U tiver um hardware potente, o custo de fabricação será alto. Se os lucros não vierem como o esperado, A companhia poderá assumir dívidas maiores do que pode liquidar, colocando a em risco sua saúde financeira.
Títulos exclusivos já explorados à exaustão
Tudo bem que os personagens são carismáticos e os jogos sensacionais, mas já cansou. Super Mario Galaxy é divertidíssimo, um dos melhores jogos que já joguei, mas sinceramente, eu não apostaria em um novo console da Nintendo apenas por um jogo do Mario.
Conheço fãs assumidos de Zelda que não conseguiram jogar The Legend of Zelda: Skyward Sword simplesmente por que o jogo não consegue mais chamar atenção. A falta de suporte de terceiros é outro grave problema que a empresa precisa resolver para sobreviver.
A Nintendo sempre foi a preferida dos jogadores casuais, principalmente com o Wii. O que acontece é que desde o seu lançamento, muita coisa mudou. A maioria dos jogadores casuais passou para os jogos gratuitos online, principalmente os sociais.
Falta de suporte online
Nas palavras da Nintendo:
“Nós não vamos sentar aqui e dizer que nossa missão é nos tornarmos a empresa número 1 em jogos online, por que simplesmente essa não é a nossa missão...”
Ou seja, eles não planejam inserir um suporte online decente no aparelho. Em tempos onde a jogatina online é indispensável, isso é extremamente grave. Se essa for realmente a postura da empresa, o sucesso do aparelho está em risco.
Conclusão
A Nintendo errou ao lançar o N64 com cartuchos, mas sobreviveu. O Gamecube apenas sobreviveu na sombra do PS2. O Wii fez sucesso no início, mas logo sua falta de capacidade derrubou o console para escanteio. O que todos esses tinham em comum? Plataformas móveis que garantiam a renda da companhia: Gameboy, Gameboy Advance e Nintendo DS.
Todos sucessos absolutos de vendas. O Nintendo 3DS não vendeu o esperado no lançamento (apesar de já ter se recuperado) e o VITA já está pressionando as vendas do aparelho para baixo, isso sem contar os smartphones.
Um console a preço de novidade com hardware defasado, sem disco rígido, sem suporte decente online, sem títulos fortes, com um controle estranho e sensores de movimento que já não são novidade. Os acionistas não devem estar muito satisfeitos com a situação.
Um console a preço de novidade com hardware defasado, sem disco rígido, sem suporte decente online, sem títulos fortes, com um controle estranho e sensores de movimento que já não são novidade. Os acionistas não devem estar muito satisfeitos com a situação.
Eu não acredito no sucesso do Wii U. Espero muito estar enganado e ter que engolir essas palavras, mas os prognósticos não são os melhores.
É pessoal esse novo console(não sei se podemos chamar de console)promete muito no mercado mundial,espero que dê certo , porque parece ser muito interessante .
Autoria:@MattheusCostta
É pessoal esse novo console(não sei se podemos chamar de console)promete muito no mercado mundial,espero que dê certo , porque parece ser muito interessante .
Autoria:@MattheusCostta
0 comentários:
Postar um comentário